Galeria
Se pesquisa por banho de zinco eletrolitico, confira com a Itamarati. Entre em contato hoje mesmo e conheça profissionais referência no mercado para te auxiliar.
O banho de zinco eletrolítico, também conhecido como zincagem eletrolítica, zincagem a frio ou galvanização a frio, é um processo utilizado para revestir peças metálicas com uma camada de zinco por meio de eletrólise, e é empregado para fins técnicos, ou seja, para proteger a base contra a corrosão, e é amplamente empregado em diferentes setores industriais.
Para a operação de um banho de zinco eletrolítico é necessário seguir as seguintes etapas:
- Limpeza: Também chamada de pré-tratamento. Envolve a limpeza e remoção de impurezas, como óleos, graxa, óxidos e poeira, através de processos de desengraxe químico, decapagem e/ou desengraxe eletrolítico.
- Revestimento: essa etapa é o Banho de zinco eletrolítico. Após a limpeza, a peça é imersa em um banho eletrolítico composto por uma solução aquosa contendo sais de zinco. A solução eletrolítica é eletricamente carregada, com ânodos de zinco e cátodos (peças) conectados a uma fonte de energia chamado Retificador de corrente. Basicamente existente 3 tipos de Banho de zinco eletrolítico: o ácido, o alcalino cianídrico e o alcalino sem cianeto.
- Pós-tratamento: Após o banho de zinco eletrolítico, as peças podem ser submetidas a um processo de passivação, também conhecido como tratamento de conversão de cromo. Esse processo envolve a imersão das peças em uma solução contendo compostos de cromo, ácidos e outros aditivos. A etapa cria uma camada protetora sobre o revestimento do banho de zinco eletrolítico, melhorando a resistência à corrosão. Além disso, esse processo pode fornecer uma aparência estética agradável ao revestimento, oferecendo uma variedade de tonalidades, como amarelo, azul, preto, verde ou incolor.
Definir o tipo de banho de zinco eletrolítico a ser utilizado dependerá de alguns fatores, tais como:
- Tipo da peça: estampada, soldada, conformada ou trefilada, fundida, sinterizada, etc;
- Geometria da peça: pequena ou grande, com áreas de alta ou baixa densidade de corrente, etc;
- Especificação da peça: camada mínima e camada máxima (dimensional);
- Regulamentações ambientais: local de implantação;
- Custo: disponibilidade financeira (budget) do cliente.
Contacte-nos para que possamos entender a sua necessidade e lhe orientar pelo uso do melhor produto para atendê-los.