Galeria
Durante o processo de soldagem, devido aos metais serem aquecidos a altas temperaturas durante a união, eles reagem com o oxigênio presente no ar, formando uma camada escura e porosa de óxidos, chama de carepa de solda.
Essa carepa é diferente do metal base e pode ser mais frágil, porosa e menos aderente. Se não houver uma limpeza de solda adequada, pode acabar prejudicar o revestimento final da peça.
Para evitar problemas, é essencial limpeza de solda antes de aplicar qualquer tipo de revestimento ou acabamento nas peças. A limpeza de solda pode ser feita de forma mecânica, utilizando ferramentas como escovas de aço ou esmerilhadeiras, porém para grandes volumes de peças, a limpeza de solda mais prática e usual será a química.
Ao efetuar a limpeza de solda você está garantindo que a superfície da solda fique limpa e pronta para receber outros tratamentos como se fosse parte da superfície da peça.
Na limpeza de solda o decapante utilizado é alcalino. Esse mesmo processo também é recomendado para a decapagem de peças temperadas ou cementadas. E por ser alcalino, não há o perigo da fragilização do aço por hidrogênio. Para essa limpeza de solda indicamos o nosso processo MAX FER 200, e essa etapa deverá ser intermediária entre o desengraxante químico e o decapante ácido.
Caso na linha hajam peças não necessitem limpeza de solda, deve-se pular a etapa do MAX FER 200.
Contacte-nos para que possamos entender a sua necessidade e como possuímos uma extensa, além do decapante alcalino para limpeza de solda, poderemos lhe orientar da melhor sequência possível para a sua linha/peça.