Galeria
A oxidação negra a quente é realizada através de banhos químicos alcalinos. Trata-se de um dos mais antigos processos e confere à superfície da peça uma camada de conversão proveniente da reação química de solução de oxidação negra a quente com o ferro na superfície, formando a magnetita, Fe3O4, que é o óxido negro de ferro que ocupa o mesmo volume do metal reduzido.
A coloração obtida no processo de oxidação negra a quente é bastante uniforme, decorativa e a sua camada de razoável proteção contra corrosão.
O processo da ITAMARATI para oxidação negra a quente é o processo OXIDAÇÃO NEGRA PARA FERRO.
Após o processamento na oxidação negra a quente, a superfície da peça fica porosa, permitindo que seja aplicado umóleo protetivo, que penetra no filme de óxido e aumenta a resistência à corrosão. (veja nas informações técnicas do site sobre nossa linha de Óleos Protetivos)
Recomendamos que o tanque e o cesto das peças sejam fabricados em aço inox 316, para que os mesmos não sejam atacados pela solução da oxidação negra a quente . O aquecimento também deve receber atenção especial, pois como a oxidação negra a quente opera entre 130ºC e 140ºC, e tem uma densidade alta devido a elevada concentração de sais, iniciar e manter essa temperatura demanda uma grande quantidade de energia (kcal).
Contacte-nos para que possamos entender a sua necessidade e, como possuímos uma extensa linha de produtos, poderemos lhe orientar da melhor sequência e linha de produtos possível.